(11) 5518-3881

Tintas

CONCEITOS BÁSICOS

A cor traz grande contribuição para o sucesso de um produto.

No setor de plástico, especificamente, em vista da complexidade crescente do mercado, a escolha e desenvolvimento das cores ideais envolvem aspectos mais complexos que os tradicionalmente considerados, como estética, efeito psicológico, características técnicas, etc. Existem diversas técnicas de coloração de resinas termoplásticas. Dentre elas, os concentrados ou masterbatches se destacam, por oferecerem vantagens aos transformadores que os utilizam.

Tintas

1-CORANTES: Substâncias químicas que, uma vez incorporadas, conferem cor ao substrato.

2-ADITIVOS: São produtos químicos que conferem propriedades específicas aos plásticos.

3-CONCENTRADOS: São produtos da incorporação de altas quantidades de colorantes e/ou aditivos em veículo compatível com o polímero de aplicação, destinados a colorir e/ou aditivar as resinas termoplásticas em geral.

Tintas

TONALIDADE:

Tintas
Característica Definição
HOMOGENEIZAÇÃO É o grau de facilidade de distribuição do concentrado sobre a resina deaplicação, durante o processo de transformação.
CONCENTRAÇÃO É o grau de carregamento de colorantes e/ou aditivos nos concentrados.
DISPERÇÃO É o grau de desaglomeração das partículas de um colorante na resinaincorporada.
PODER TINTORAL É a propriedade de um colorante conferir mais ou menos a um substrato.
PODER DE COBERTURA É a capacidade de um colorante não deixar transmitir a luz através de umdeterminado meio onde é aplicado.
RESISTÊNCIA TÉRMICA É determinada pela temperatura mais alta a que um concentrado pode serexposto por cinco minutos, no canhão de uma injetora, sem mudançasignificativa de cor.
SOLIDEZ À LUZ E INTEMPÉRIES Testar a solidez à luz de plásticos coloridos é um processo longo, quepode levar até dois anos ou mais. Por essa razão, equipamentos deenvelhecimento acelerado podem ser utilizados (XENOTEXTE,FADE-O-METER, WEATHER-O-METER).
SOLIDEZ À MIGRAÇÃO: - FLORESCÊNCIA: migração para superfície.- SANGRAMENTO:migração do colorante para fora do plástico.
TOXIDADE Importante quando se trata de coloração de embalagens e outros produtos que tenham contato com alimentos, fármacos e peças para uso infantil.
GRANULOMETRIA Refere-se à uniformidade, regularidade e ao tamanho dos grãos.
VISCOSIDADE Índice de fluidez (em segundos).
SECAGEM Necessário à performance do processo.
ADESÃO Resistência de ancoragem da tinta. Depende do tratamento dasuperfície (nr. de dinas).

Conheça nossas Especialidades

Laminados

Laminados

Estruturas com barreira, compostas de materiais diversos como polietileno, polipropileno, BOPP, poliéster, aplicadas em embalagens de alimentos, produtos de higiene e limpeza, produtos industriais, etc. Embalagens impressas em até 9 cores confeccionadas com tecnologia moderna e inovadora...

Filmes e Bobinas

Filmes e Bobinas

Produzidos em PEBD, PEAD, PEBDL e Polipropileno, natural ou pigmentado, liso ou impresso até 9 cores. Suas características técnicas permitem variações quanto à aparência, resistência e temperatura. Possuem alto rendimento e excelente soldabilidade...

Sacos e Sacolas

Sacos e Sacolas

São fabricados em diversos tamanhos, modelos, soldas e cortes, adaptando-se às necessidades do cliente. Podem ser natural ou pigmentado, liso ou impresso até 9 cores. Possuem a resistência necessária para garantir a integridade do produto e o acabamento que valoriza a sua marca...

Envelopes

Envelopes

Fabricados em PEBD, PEAD, PP e COEX, para os mais diferentes usos: envelopes para mala direta, correspondência, envio de jornais e revistas, envelopes de segurança, para transporte de valores, envios de talões de cheques e documentos, tipo fronha, ZIP, aba-cola (hot melt)...